top of page
O GRUPO

Universo Cabeludo é o nome do grupo e também do primeiro espetáculo, criado no início de 2011 em Florianópolis (SC). Quatro atrizes se juntaram com o objetivo de criar um espetáculo que abordasse o universo feminino. Atualmente, Universo Cabeludo é formado por Andréia Paris e Vívian Coronato.

ANDRÉIA PARIS

 

 

Andréia Paris, atriz desde 1998, é doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com pesquisa em ritmo no trabalho do ator. Possui bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2002-2005) e o título de mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Catarina, cujo projeto de pesquisa é uma reflexão teórica-prática de preparação do ator. Tem dois prêmios de melhor atriz coadjuvante pelo Mapa Cultural Paulista, sendo o primeiro em 1998 e o segundo em 2001. Trabalhos artísticos mais efetivos como atriz foram Toca-me Lá Dentro Agora! (2005 – 2006), trabalho selecionado para apresentar no FILO (Festival Internacional de Londrina) com direção de Camilo Scandolara e Adriane Gomes; Três Nós (2007), com temporada no SESC Londrina no mesmo ano, sob a direção de Lysiane Baldo e Junior Romanini. Criadora do espetáculo O Menino do Tambor, montado com o prêmio Elisabete Anderle/2014. Ministra cursos sobre preparação e ritmo e trabalho de ator, desde 2011 participando dos eventos Projeto MAISTEATRO: Encontro e Difusão das Artes cênicas – SESC Paraná- Cascavel; I Mostra de Teatro Contemporânea – Maringá - PR e 16º Encontro do PROLER, 3º Seminário de Práticas Leitoras e 3º Seminário de Pesquisa e, Linguagens, Leitura e Cultura.

VÍVIAN CORONATO

 

 

É atriz, dramaturga, diretora, professora e de tudo um pouco. Professora Efetiva de Artes (Prefeitura de São José-SC) e professora ACT na EJA (Prefeitura de Florianópolis-SC). Licenciada em Artes (Teatro) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui mestrado e doutorado em Teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro (PPGT) da UDESC. Integrou o Grupo Teatral Cachola no Caixote, destacando-se a participação em Acidente Com Fuso (2001-2008, atriz manipuladora), espetáculo voltado à educação no trânsito que percorreu, com o apoio do IPUF, escolas de Florianópolis e São José sendo também apresentado em diversos eventos e o espetáculo Agora Pia (2007-2008, atriz e atriz manipuladora), montado com auxílio do prêmio Miriam Muniz de Teatro, que em 2008 participou do FITA FLORIPA e do Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul, além de apresentações gratuitas pelo SESC Florianópolis. Dirigiu o espetáculo Engenho de Histórias de Dona Passa (2010-2012) em parceria com o Instituto Ser Com Arte - sob sua direção o espetáculo participou do Projeto Contando Histórias na EJA - e o espetáculo O Marinheiro (2003-2006), direção compartilhada com André Francisco, pelo Teatro em Trâmite, que participou do EmCenaCatarina em 2004. Como atriz também atuou no espetáculo Carga Viva do Erro Grupo (2003). Como dramaturga, tem em seu currículo o espetáculo O Baile (2004) e Zylda, anunciou é apoteose (2010-2011) ambos oriundos das disciplinas de montagem I e II do curso de graduação em teatro da UDESC. Participou ainda, como atriz-habitante,  da experiência sensorial 18 metres quadrats de pell (2015), sob direção de Enrique Vargas (Teatro de los Sentidos), integrando o Festival Grec em Barcelona.

bottom of page